Empresas querem aumentar uso de IA em soluções para verticais de negócio específicas tendo como base o ERP na nuvem
A IBM e a SAP anunciaram esse mês um reforço de sua parceria com foco em recursos de IA generativa e soluções de nuvem setoriais específicas. A meta, dizem, é “ajudar os clientes a desbloquear valor de negócios”, o que na prática significa usar mais inteligência artificial em projetos de inovação baseados no ERP da fabricante alemã na nuvem.
No comunicado enviado à imprensa, as empresas destacam usos possíveis de GenAI no RISE with SAP, produto da empresa alemã baseado em nuvem e formatado para segmentos específicos da indústria.
As empresas prometem, juntas, explorar novas oportunidades para criar recursos baseados em IA generativa e “infundir IA nos processos de negócios da SAP em soluções de nuvem específicas do setor e aplicativos de linha de negócios”.
A IBM planeja estender recursos de IA em todo o portfólio de soluções e aplicativos em nuvem da SAP baseadas no SAP Business Technology Platform (SAP BTP). Isso inclui o RISE with SAP, o GROW with SAP, soluções financeiras para CFOs, soluções de gerenciamento da cadeia de suprimentos, soluções para gestão de capital humano, soluções SAP Customer Experience e soluções inteligentes de gerenciamento de gastos.
Veja também: Amazon nomeia Matt Garman como novo CEO da AWS
A IBM também planeja aproveitar as soluções SAP Signavio e SAP Business AI para um programa de provas de conceito.
O comunicado também diz que as empresas planejam criar casos de uso para verticais diferentes de negócio usando insights orientados por dados. Esses casos de uso se concentrarão inicialmente nas indústrias de manufatura industrial, bens de consumo embalados (CPG), varejo, defesa, automotivo e serviços públicos.
Como parte da iniciativa, a IBM diz estar planejando um extenso portfólio com mais de 100 soluções IA setoriais específicas, incluindo soluções de linha de negócios e de implementação. Também desenvolver mapas prescritivos de valor do setor que definem processos de negócios e oportunidades de impacto com IA.
Mais anúncios
No comunicado, a IBM diz que também pretende fornecer arquiteturas de referência que usam a abordagem “clean core” (núcleo limpo). Para fazer isso, deve usar soluções da SAP, incluindo a BTP, a Signavio e a LeanIX. Essas arquiteturas ajudarão a definir padrões em dados, processos, sistemas e integração de dispositivos, orquestração de processos e automação.
Consultores IBM que apoiam clientes em projetos SAP também podem aproveitar o IBM Consulting Advantage, plataforma de serviços de IA da IBM, e o portfólio de métodos, ativos e assistentes proprietários da empresa.
Também há a expectativa que modelos do IBM watsonx.ai GraniteS estejam acessíveis para uso em todo o portfólio de soluções e aplicativos em nuvem da SAP – sustentado pelo hub de IA generativa no SAP AI Core.